quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Imagem no Livro Didático

    Venho por meio deste texto, responder básicamente a duas perguntas importantes no meio da educação, em análise ao livro didático, que são: Quando e porque a imagem apareceu no livro didático? Qual impacto ela causou em nosso meio? 
    Baseio-me no artigo "A Imagem e Suas Formas de Visualidade nos Livros Didáticos de Português" Celia Abicalil Belmiro e nos debates das aulas de Conhecimentos de Língua Portuguesa.

    Ao final da década de 60, começo dos anos 70, a imagem começa a aparecer na escola como um meio de modernização do livro didático á imagem dos livros de literatura a pouco inseridos dentro da escola. Com o final da ditadura militar, houve uma repaginação nos livros, com a intensão, em sua maioria, de chamar a atenção para o texto, porém como um plano de fundo, tendo destaque o texto como seu protagonista, juntamente com a indústria cultural, que através do discurso da comunicação, contaminou o discurso pedagógico e começou a fazer parte da produção dos materiais didáticos.
    Vemos o impacto significativo causado pela inserção das imagens nos PCN´s, apontando a leitura de todos os modos de leitura como sendo de grande importância e apontam a leitura da imagem como produção cultural, documento do imaginário humano, de sua historicidade e diversidade, também como o próprio artigo nos afirma, "aprender a ler imagens humaniza o homem, a alfabetização pela imagem é um meio de construir cidadania."(pág. 22). Sendo assim vemos o impacto das imagens, sobre a importância de sua leitura e com isso, o MEC vendo esta importância compõe os itens do PNLD/99, fazendo um refinamento gráfico, diminuindo a poluição visual característica dos anos 70.
   Concluímos que a prática educativa em relação à leitura da imagem faz-se significativa desde os aspectos cognitivos necessários a vida acadêmica, até a sua vivência, leitura e compreensão de mundo, utilizando-se de suas leituras, análises críticas e reflexivas das imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário